O que mesmo a gente sabe fazer?

26 Mar
No mural da escola tinha inscrições para oficinas. Como a escola é humanista e tem uma proposta pedagógica diferente  as oficinas são ofertadas tanto por professores, quanto alunos, bem nesta ideia de que todos são educadores .
Meu espanto veio quando vi os títulos : “como usar a furadeira com segurança”,  “como operar caixas de som e microfone”,  “como fazer doces usando biscoitos” , “fanzines” e coisas assim. Fora o interesse que fiquei em aprender a usar a furadeira – pensei nisso hoje mesmo que meu chuveiro queimou e não sei trocar – chamou minha atenção a temática das oficinas: eram oficinas de coisas que sabemos fazer. Coisas práticas ou não práticas elas são alguma coisa que sabemos fazer.
Investimos tanto tempo, dinheiro e energia na vida profissional em estudos, cursos, etc.  mas o que sabemos fazer de verdade? Minha mãe sabe tricotar, meu pai sabe plantar qualquer coisa. Meu irmão conserta todo e qualquer aparelho eletrônico e por aí vai. O que no fundo sabemos fazer que nos ajudaria ou que ajudaria alguém? O que você ensinaria se estivesse nesta oficina?
Talvez a resposta fale bem sobre nosso tempo. Sobre quem somos, o que valorizamos. Temos sido uma cultura de substituição, de adquirir novas coisas, de acumular. Por isso temos visto surgir movimentos que valorizam o cuidado, o “slow”, o conserto, o detalhe. Estes movimentos vem como contraponto natural do ambiente que se acha saturado de facilidade e vazio de significado. É nestes contrastes que grandes movimentos criativos de constróem, talvez o movimento de cuidar do que se tem leve a uma nova construção de saberes. Saberes que tenham significado , que possam ser transmitidos adiante.
Eu acho que seria boa em ensinar a gostar de ler. Ensinar como fazer uma boa lista e cumprir. Ensinar a ser organizado. Seria boa a ensinar em ficar em silêncio consigo mesmo. Daria uma oficina de criação de escrita. Daria uma oficina de como aproveitar seu próprio guarda roupa sem comprar nada. Podia ensinar como passar roupas com sucesso. Podia ensinar a cozinhar muita coisa. Podia ensinar a contar histórias , cativando sua audiência
Deixe uma Resposta

